quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Poema para os apáticos

     Boa noite, meus caros! Creio  que devam estar achando isso novidade, o fato de estarmos reunidos aqui por duas noites seguidas. Marquei mais este encontro pois creio que eu esteja devendo poemas para vós, pois tenho falado muito sobre a situação caótica, fato que como filósofo, não poderia deixar de falar.
     Este poema foi feito inspirado nos eventos recentes que ocorreram em Natal. Dedico-o aos que são apáticos e não se revoltam com as injustiças, especialmente aqueles que, além de não se revoltarem, criticam   os que se revoltam e vão à luta. Não me interpretem mal ( coisa que frequentemente sou, independente de to do e qualquer cuidado que eu tenha com o que falo) mas não falo aqui dos que não vão aos protestos por quaisquer motivos pessoais. Eu mesmo já faltei a vários por questão de trabalho. Muitos dão força ás lutas do povo, mesmo à distância. A eles, todo o meu respeito. Para mim, eles estão no movimento, no meio dos guerreiros, mesmo à distância.
     Aos estúpidos apáticos, dedico este poema.
   
                          O HOMEM QUE NÃO SE REVOLTA



O homem que não se revolta está morto
Não passa de um cadáver que pensa que vive
O homem que não se revolta com ninguém se importa
Talvez não se importe nem com ele mesmo

O homem que não se revolta deve ser ostracizado
Dele ninguém de bom senso deveria acompanhar-se
A ele, somente a companhia de sua insignificância
Abandonado com ela em uma deserta ilha de inércia

Ó bizarro ser portador de sofrível apatia
Como suportas locomover-se e rastejar
Portando-se como verme e não como homem?
Não tens sequer uma partícula de dignidade?

Como suportas olhar-te no espelho
E não sentir-te culpado e desprezível?
Como aguentas ser cúmplice de toda perfídia
Tornando-se assim mais um deles?

Um homem que não se revolta nada merece
Nem mesmo este revoltado poema
Mas foi deveras necessário escrevê-lo
Para que ninguém com ele deseje andar
E muito menos igual a ele se tornar!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário