sábado, 14 de julho de 2012

Mais um poema dos primórdios

   Boa noite! Mais uma vez vejo que vieram acompanhados da chuva e do frio, companhias estas que geralmente nos acompanham nesta época do ano.
    Este poema que lhes mostro já tem 10 anos. Creio até que ele esteja entre os 5 primeiros que escrevi, pode ser até que ele seja o segundo mas não tenho certeza. De qualquer forma, é um dos primeiros e lembro que o inscrevi em um concurso de poemas organizado pela fundação José Augusto. Foi muita ingenuidade minha pensar que poderia concorrer em um concurso sendo um iniciante na arte poética: só atingi um nível para concorrer há cerca de 4 anos atrás. Só depois de ter participado de 4 concursos que cheguei a ganhar uma premiação. Queiram me desculpar caso haja alguma falta de técnica nesse poema; decidi mostrá-lo por que ele tem um valor especial para mim. 

O CORTEJO FÚNEBRE DAS ROSAS



Você perdeu a razão
Viveu só de ilusão
Pensou só em você
Não conseguiu viver

E agora as rosas choram
Pois você se foi
O perfume que elas exalam
Você não conseguiu sentir

Sonhos de cobiça, sonhos de poder
Sonhos de luxúria, sonhos de prazer
Isso era só o que você queria ter

Para cada ação uma reação
Por mais tarde que ela venha
Não tem mais solução
Você quis que fosse assim

Não há mais abrigo
Não há mais perigo
Mas o risco existe
E a dor agora persiste

Hora de dizer adeus pra tudo
Hora de abandonar este mundo
Hora de sentir a dor bem no fundo

As rosas são tão boas
Por que não deu atenção a elas?
Será que você não viu
O quanto elas realmente são belas?

Você deveria ter vivido bem
Agora virá uma eternidade de lamento
Você sabia que existia o tormento

As rosas estão carentes
As rosas estão doentes
Alguém precisa cuidar delas
Alguém precisa ter ideias

Mas esse alguém não é você
Porém você poderia ter sido
Agora as rosas choram por você
E lamentam por você não ter vivido


3 comentários:

  1. Roberto! A coisa mais interessante nessa vida, é a inocência, o que se entende por "ingenuidade". Mas como sabemos, o poeta não surge rapidamente, ele cresce a cada dia e amadurece na persistência. Adorei este poema sobre as rosas! E parabéns pela a perseverança de se firmar como um POETA PREMIADO.


    Bjos e continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Adorei Esse poema! Porque amo a natureza... e tenho poemas para a maioria das flores que conheço... Lindo! Lindo, Este poema. E mesmo ele sendo todinho em metáfora, para mim é como se fosse para as rosas do meu jardim, que por triteza estou deixando de cuidar e conversar com elas. Coisas que eu fazia desde meu tempo de criança.

    Fraternal abraço! E com ele, uma flor azul, a minha preferida.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Fátima! Saudade de ouvi-te recitar teus bucólicos poemas!

    ResponderExcluir