sexta-feira, 1 de julho de 2011

Merci beaucoup!

     Boa noite! Venho hoje mostrar minha gratidão a todos pois meu castelo já ultrapassou a marca de mais de mil visitas desde que mudei-me para cá no dia 31 de abril deste ano de 2011. Confesso-lhes que encontro-me muito surpreso pois não esperava todo esse movimento dentro de minha humilde residência! Nem sei como agradecer-lhes de maneira apropriada. Creio eu que jamais conseguirei isso por isso já adianto-lhes minhas sinceras desculpas. 
      O mínimo que posso fazer é mostrar-lhes um poema bom. Oh, que dilema este que assola minha alma! Qual devo mostrar-lhes, afinal?
      Eis este aqui, escrito nesta semana. É uma homenagem que fiz à cultura grega, que tanto influenciou-me  e pela qual nutro um afeto especial. Lógico que, como na grande maioria de meus poemas, este também possui um toque pessoal.


                                                          HELENISMO





Sob os auspícios desta negra noite hecatiana
Sentindo deveras a alva ausência de Selene
Fui visitar os domínios marítimos de Poseidon
Tentando vivenciar empiricamente a ataraxia de Epicuro!

Deitei-me no tapete de areia, fechei os olhos
Relaxei meu corpo, respirava de forma vagarosa
Tentando encontrar aquela tão procurada dama
Porém só consegui avistar o irmão siamês da morte!

Levanto-me! Decepcionado, principio a caminhar
Seguindo o fluxo do rio que sempre muda
Já não sou mais o mesmo de alguns instantes
Certas estão as palavras daquele pré-socrático!

Inevitável lembrar do que disse que nada sabia
Aquele que negou o oráculo de Delfos
Afirmou que era ignorante, distorceu a realidade
Pois sábio é aquele que dissipa as brumas do falso saber!

Estou alucinado! Visualizo aquelas belas colunas
Jônicas, Dóricas, os templos e também a ágora
Raiz de uma democracia que não era para todos
Algo que de forma bizarra persiste hodiernamente!

Por isso desejo ficar só! Mas sempre fracasso
Aristóteles diz que é impossível meu intento
Pois não sou animal e certamente não sou um deus
Apesar de possuir diversas partículas de ambos!

Desisto! Sinto-me fulminado por Zeus!
Tamanho esforço que resultou em nada
Lembro-me amiúde da vasta obra platônica
E vejo que meu projeto só existe no mundo das ideias!

Assaz ridículo! Tanta jactância transformada em tristeza!
Certamente é algo que é bastante comum
Pois um antiquíssimo e penoso esforço hercúleo
Perece nas sorumbáticas praias da estupidez contemporânea!

       Então é isso, encontro-me desprovido de palavras. Tudo que posso dizer é obrigado, esperando que vós tenham apreciado o poema e que continuem a visitar meu humilde castelo.

     

     


Um comentário:

  1. Nossa! Uma inspiração para lá das paredes deste lindo castelo! AMEI! Parabéns e continue assim, nos merecemos...E os deuses gregos também!

    BFS e beijossss

    ResponderExcluir